O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA ESTUDANTES SURDOS INCLUSOS:

UMA ANÁLISE REPRESENTACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n3.a3819

Resumo

A pesquisa aborda uma experiência de inclusão de surdos em uma escola do ensino regular. Fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e tem como objetivo geral investigar as representações sociais de professores sobre o trabalho docente na educação bilíngue (Libras/ Língua Portuguesa) para estudantes surdos inclusos. Metodologicamente procedeu-se a uma abordagem quali-quanti do tipo exploratória e descritiva, desenvolvida por meio de aplicação de questionários e de entrevistas semiestruturadas. Contou-se com uma amostra por adesão e 40 docentes foram entrevistados. Os dados levantados pelas entrevistas foram tratados por meio do software IRaMuTeQ. Posteriormente, foram submetidos à análise de conteúdo conforme proposto por Bardin. Foi possível apreender que os docentes compreendem a centralidade do papel da Libras e da cultura surda no processo educativo dos estudantes surdos e não relegam a Libras à condição de recurso. Assim, os docentes revelaram desconforto em relação a não saber se comunicar com os surdos por meio da Língua de Sinais. Neste sentido, os profissionais que atuam na escola experimentam a incompletude, que até pouco tempo era (ou ainda é) atribuída aos surdos, devido à ausência da audição e da oralização.

Biografia do Autor

Eliane Cristina de OLIVEIRA, Universidade Estácio de Sá

Graduada em História pela Universidade de Taubaté - UNITAU (1994), com Especialização em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP em 1997 e Especialização em História do Brasil Republicano pela UNITAU-SP em 2002. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (2005) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2015). Tem experiência na área de Educação desde 1991 como docente de Anos Iniciais, Anos Finais em História e como Orientadora Pedagógica de 2007 a 2021 desenvolvendo um trabalho de formação docente com ênfase no processo de ensino e aprendizagem de alunos ouvintes e surdos. Possui Doutorado Interinstitucional em Educação - DINTER da Universidade Estácio de Sá em parceria com a Universidade de Taubaté - UNITAU na linha de pesquisa de Representações Sociais em 2019, concluído em abril de 2023.

Patrícia Ortiz MONTEIRO, Universidade de Taubaté

Doutora em Ciências Ambientais. Atualmente é professora vinculada ao Departamento de Gestão e Negócios e aos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano (permanente) e em Educação (colaboradora) da Universidade de Taubaté, e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência em Ensino Superior e Educação a Distância: Gestão de Programas, Projetos, Materiais Didáticos e Cursos, Regulação e Implantação de Cursos Superiores (CEE e SINAES), Coordenação de Polo, Coordenação de Cursos, Docência e Tutoria em Cursos Superiores.

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Publicado

2024-05-26