O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA ESTUDANTES SURDOS INCLUSOS:
UMA ANÁLISE REPRESENTACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n3.a3819Abstract
A pesquisa aborda uma experiência de inclusão de surdos em uma escola do ensino regular. Fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e tem como objetivo geral investigar as representações sociais de professores sobre o trabalho docente na educação bilíngue (Libras/ Língua Portuguesa) para estudantes surdos inclusos. Metodologicamente procedeu-se a uma abordagem quali-quanti do tipo exploratória e descritiva, desenvolvida por meio de aplicação de questionários e de entrevistas semiestruturadas. Contou-se com uma amostra por adesão e 40 docentes foram entrevistados. Os dados levantados pelas entrevistas foram tratados por meio do software IRaMuTeQ. Posteriormente, foram submetidos à análise de conteúdo conforme proposto por Bardin. Foi possível apreender que os docentes compreendem a centralidade do papel da Libras e da cultura surda no processo educativo dos estudantes surdos e não relegam a Libras à condição de recurso. Assim, os docentes revelaram desconforto em relação a não saber se comunicar com os surdos por meio da Língua de Sinais. Neste sentido, os profissionais que atuam na escola experimentam a incompletude, que até pouco tempo era (ou ainda é) atribuída aos surdos, devido à ausência da audição e da oralização.