REGULAMENTAÇÃO DO PRODUTO TÉCNICO E TECNOLÓGICO:

A EXPERIÊNCIA DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n3.a3824

Resumo

O artigo tem como objetivo descrever o processo de regulamentação dos produtos técnicos e tecnológicos (PTTs ) do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (PPGAES), da Universidade Federal da Paraíba. Nessa perspectiva, apresenta, de forma sucinta, referências acerca da criação dos programas de pós-graduação profissionais da área de Educação, destacando a importância da pesquisa aplicada e a diversidade de formatos de trabalhos de conclusão de curso. Por fim, apresenta como o PPGAES, a partir de 2021, investiu na discussão e em estudos com vistas a regulamentar a elaboração dessa produção como parte integrante do trabalho de conclusão de curso, sendo este ensaio o relato dessa experiência, que resultou na elaboração de uma resolução que apresenta conceitos, fundamentos, tipologias, elaboração, apresentação, avaliação e publicação dos PTTs.

Biografia do Autor

Ana Paula Furtado Soares PONTES, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Pedagogia, com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, é professora da Universidade Federal da Paraíba, Campus I - João Pessoa/Departamento de Habilitações Pedagógicas, e do Mestrado
Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior MPPGAV. Desenvolve pesquisa na área de Trabalho e Educação, trabalho docente e formação de professores. É diretora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação ANPAE- seção estadual Paraíba.

Mariano CASTRO NETO, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1996). Mestrado em Ergonomia (2000) e Doutorado (2006) em Mídia e Conhecimento, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. A tese conquistou dois prêmios; um pelo MEC/CNPQ/CAPES/SEED/PAPED, e o de EXCELÊNCIA em EaD da ABED/2007 obtendo, entre 93 trabalhos inscritos, o 1º lugar na categoria Pesquisa. Docente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior - PPGAES e docente associado do Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba - Campus I - João Pessoa - PB/Brasil. Atua como docente nos cursos de Pedagogia presencial e em EaD.
Alexandre Macedo

Alexandre Macedo PEREIRA, Universidade Federal da Paraíba

Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/campus I/Departamento de Habilitações Pedagógicas/Centro de Educação. Pós-doutor em Linguística (PROLING/UFPB), Doutor na área de Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG), Mestre em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDA/UFPA), Psicopedagogo e Pedagogo (UNEB). Bacharel em Direito. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Ambiental e Formação de Professores - EAFP. Membro do Grupo de Pesquisa Historiografia da Língua portuguesa no Brasil.

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Publicado

2024-05-26