LETRAMENTO LITERÁRIO LGBTI+:
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n5.a3949Resumo
Apesar da valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais ser mencionada como uma das competências gerais da educação básica no Brasil (2018), ainda é possível reconhecer complexidades na abordagem de temas relacionados à comunidade LGBTI+ (Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais) nas escolas. Na área de linguagens, a literatura LGBTI+ pode ser explorada em atividades que desenvolvem conceitos importantes sobre a comunidade LGBTI+ e instigam processos de sensibilização para as questões que envolvem as vivências e diversidades desse grupo. O objetivo deste trabalho é registrar a relevância da leitura literária como possibilidade de impulsionar o diálogo sobre temas relacionados à comunidade LGBTI+ na sala de aula. Em função dos objetivos pretendidos, este trabalho apresenta, em uma primeira etapa, pesquisa bibliográfica com visão geral dos estudos sobre leitura literária em Bordini e Aguiar (1993), Silva (1998), Cosson (2006), Zilberman (2012), Pètit (2019), Tabak (2021) e Dias (2023); e sobre literatura LGBTI+ de Moira (2022). A seção seguinte apresenta dados recorrentes da revisão bibliográfica da comunicação científica sobre práticas de leitura literária relacionadas à literatura LGBTI+. Os resultados mostram que não há pesquisas recentes que registrem os possíveis efeitos do letramento literário LGBTI+ em nenhum nível de ensino da educação básica.