LETRAMENTO LITERÁRIO LGBTI+:

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores/as

  • Heitor Augusto Santos BOTAN Universidade de Taubaté
  • Vera Lúcia Batalha de Siqueira RENDA Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n5.a3949

Resumen

Apesar da valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais ser mencionada como uma das competências gerais da educação básica no Brasil (2018), ainda é possível reconhecer complexidades na abordagem de temas relacionados à comunidade LGBTI+ (Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais) nas escolas. Na área de linguagens, a literatura LGBTI+ pode ser explorada em atividades que desenvolvem conceitos importantes sobre a comunidade LGBTI+ e instigam processos de sensibilização para as questões que envolvem as vivências e diversidades desse grupo. O objetivo deste trabalho é registrar a relevância da leitura literária como possibilidade de impulsionar o diálogo sobre temas relacionados à comunidade LGBTI+ na sala de aula. Em função dos objetivos pretendidos, este trabalho apresenta, em uma primeira etapa, pesquisa bibliográfica com visão geral dos estudos sobre leitura literária em Bordini e Aguiar (1993), Silva (1998), Cosson (2006), Zilberman (2012), Pètit (2019), Tabak (2021) e Dias (2023); e sobre literatura LGBTI+ de Moira (2022). A seção seguinte apresenta dados recorrentes da revisão bibliográfica da comunicação científica sobre práticas de leitura literária relacionadas à literatura LGBTI+. Os resultados mostram que não há pesquisas recentes que registrem os possíveis efeitos do letramento literário LGBTI+ em nenhum nível de ensino da educação básica.

Biografía del autor/a

Heitor Augusto Santos BOTAN, Universidade de Taubaté

Aluno do programa de Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté. É graduado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo (Universidade de Taubaté).  

Vera Lúcia Batalha de Siqueira RENDA, Universidade de Taubaté


Professora do Programa de Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté. Doutora em Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa (Universidade de São Paulo). 

Publicado

2024-12-28