INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGUEIRA) NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACAPÁ - AP
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n5.a3951Resumo
Este estudo é resultado de uma dissertação de mestrado que tem como objetivo investigar a inclusão de pessoas com deficiência visual (cegueira) no ensino de Língua Inglesa, em uma escola da rede pública do estado do Amapá, numa perspectiva decolonial. Especificamente, objetiva-se verificar como está acontecendo a aplicação dos instrumentos normativos: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Nº 9.394/1996); Lei Brasileira de Inclusão (LBI, Nº 13.146/2015) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC, Lei nº 13.415/2017), no tocante à inclusão de pessoas com deficiência visual (cegueira) no ensino de Língua Inglesa. Ademais, procura-se investigar quais são as dificuldades enfrentadas por docentes e discentes no processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa, tomando-se como aporte teórico as contribuições de Bakhtin (2003) - concepção de linguagem e importância de seus estudos para o ensino e aprendizagem e línguas - além de Vygostsky (1993), Mantoan (1997, 2003, 2007), Mazzota (1993, 2002), Sassaki, (1997), Dantas e Medrado, (2011, 2012, 2014, 2019); Medrado e Silva (2017); Motta, (2004) e Domingues, (2010) - linguagem, língua e inclusão. O interesse pelo tema surgiu a partir das experiências vivenciadas em sala aula com estudantes cegos e com baixa visão e da pouca quantidade de estudos realizados sobre o assunto no Brasil. Trata-se de uma pesquisa com base qualitativa, cujos dados serão coletados por meio de entrevistas orais e escritas, a partir de questionários estruturados, realizadas com um professor e dois estudantes e pela observação de oito aulas in locus em uma escola da rede pública do estado do Amapá localizada na periferia da cidade de Macapá – AP. Os dados serão analisados tendo como fundamento estudos relacionados à inclusão, ao ensino e à aprendizagem de línguas. Como resultados deste estudo espera-se encontrar evidências sobre a obediência aos instrumentos normativos que tratam sobre a educação no Brasil e sobre a inclusão de pessoas com deficiência no que se refere ao ensino de língua inglesa na rede pública do estado do Amapá.