INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGUEIRA) NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACAPÁ - AP

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n5.a3951

Resumen

Este estudo é resultado de uma dissertação de mestrado que tem como objetivo investigar a inclusão de pessoas com deficiência visual (cegueira) no ensino de Língua Inglesa, em uma escola da rede pública do estado do Amapá, numa perspectiva decolonial. Especificamente, objetiva-se verificar como está acontecendo a aplicação dos instrumentos normativos: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Nº 9.394/1996); Lei Brasileira de Inclusão (LBI, Nº 13.146/2015) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC, Lei nº 13.415/2017), no tocante à inclusão de pessoas com deficiência visual (cegueira) no ensino de Língua Inglesa. Ademais, procura-se investigar quais são as dificuldades enfrentadas por docentes e discentes no processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa, tomando-se como aporte teórico as contribuições de Bakhtin (2003) - concepção de linguagem e importância de seus estudos para o ensino e aprendizagem e línguas - além de Vygostsky (1993), Mantoan (1997, 2003, 2007), Mazzota (1993, 2002), Sassaki, (1997), Dantas e Medrado, (2011, 2012, 2014, 2019); Medrado e Silva (2017); Motta, (2004) e Domingues, (2010) - linguagem, língua e inclusão. O interesse pelo tema surgiu a partir das experiências vivenciadas em sala aula com estudantes cegos e com baixa visão e da pouca quantidade de estudos realizados sobre o assunto no Brasil. Trata-se de uma pesquisa com base qualitativa, cujos dados serão coletados por meio de entrevistas orais e escritas, a partir de questionários estruturados, realizadas com um professor e dois estudantes e pela observação de oito aulas in locus em uma escola da rede pública do estado do Amapá localizada na periferia da cidade de Macapá – AP. Os dados serão analisados tendo como fundamento estudos relacionados à inclusão, ao ensino e à aprendizagem de línguas. Como resultados deste estudo espera-se encontrar evidências sobre a obediência aos instrumentos normativos que tratam sobre a educação no Brasil e sobre a inclusão de pessoas com deficiência no que se refere ao ensino de língua inglesa na rede pública do estado do Amapá.

Biografía del autor/a

Damião Francisco de OLIVEIRA, Universidade de Taubaté

 Graduado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e em Direito pela Faculdade Estácio – SEAMA; Pós-graduação em Linguística pela Universidade Federal do Amapá e em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade de Teologia e Ciências Humana; Mestrando em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté; Ministra as disciplinas de Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Literatura e Redação, na educação básica (regular e EJA) nas Redes Públicas dos municípios de Santana-AP e Macapá-AP e do Estado do Amapá. Ministrou as disciplinas de Direito Constitucional no Instituto Federal do Amapá e Metodologia dos ensinos de Língua Portuguesa e Literatura na Universidade Federal do Amapá; Coordenou o Programa de Educação para a Paz do Governo do Amapá e a Reestruturação da EJA do município de Macapá.

Gisele Maria Souza BARACHATI, Universidade de Taubaté

Graduada em Letras e Pedagogia; Especialista em Ensino de Língua Inglesa e Psicopedagogia; Mestre em Linguística Aplicada e Doutora em Letras. É professora efetiva na Rede Municipal de Ensino de São José dos Campos desde 2001, tendo atuado como professora de Língua Inglesa (cargo atual), nos Anos Finais do Ensino Fundamental, em Equipes Gestoras e na Secretaria de Educação. Em 2023, passa a compor o quadro de professores efetivos da Universidade de Taubaté (UNITAU) como Professora Auxiliar I do Instituto Básico de Humanidades (IBH) e do Mestrado em Linguística Aplicada. Em 2024, é nomeada Coordenadora Adjunta do Mestrado Acadêmico. A professora ainda presta assessoria pedagógica, atua como Coordenadora Adjunta do PNLD Literário desde 2018; foi redatora do Currículo Paulista de Língua Portuguesa pela e Avaliadora do PNLD Didático em 2022. 

Publicado

2024-12-28