O GÊNERO CARTA DO LEITOR EM SALA DE AULA: CONTRASTE ENTRE USO REAL E USO ESCOLAR
Authors
Roberta Rocha RIBEIRO
Universidade de Brasília
Dioney Moreira GOMES
Universidade de Brasília
Keywords:
Linguagem, Gêneros Discursivos
Abstract
Este artigo pretende discutir, à luz dos pressupostos teóricos de Bakhtin, a utilização do gênero do discurso carta do leitor no ensino de língua portuguesa. Para tanto, será realizada uma análise, de cunho comparativo, entre duas cartas do leitor. A primeira encontra-se na esfera de uso real, visto que foi redigida por um leitor de O Popular, um jornal de grande circulação de Goiânia-GO e, em seguida, publicada no referido jornal. A segunda carta foi escrita por uma aluna de quarta série do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), em ambiente escolar.
Author Biographies
Roberta Rocha RIBEIRO, Universidade de Brasília
Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB).
Dioney Moreira GOMES, Universidade de Brasília
Professor Adjunto da Universidade de Brasília (UnB).