O GÊNERO CARTA DO LEITOR EM SALA DE AULA: CONTRASTE ENTRE USO REAL E USO ESCOLAR

Autores/as

  • Roberta Rocha RIBEIRO Universidade de Brasília
  • Dioney Moreira GOMES Universidade de Brasília

Palabras clave:

Linguagem, Gêneros Discursivos

Resumen

Este artigo pretende discutir, à luz dos pressupostos teóricos de Bakhtin, a utilização do gênero do discurso carta do leitor no ensino de língua portuguesa. Para tanto, será realizada uma análise, de cunho comparativo, entre duas cartas do leitor. A primeira encontra-se na esfera de uso real, visto que foi redigida por um leitor de O Popular, um jornal de grande circulação de Goiânia-GO e, em seguida, publicada no referido jornal. A segunda carta foi escrita por uma aluna de quarta série do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), em ambiente escolar.

Biografía del autor/a

Roberta Rocha RIBEIRO, Universidade de Brasília

Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). 

Dioney Moreira GOMES, Universidade de Brasília

Professor Adjunto da Universidade de Brasília (UnB).

Publicado

2015-02-20

Número

Sección

Artigos