OS ATOS DE FALA E A MULTIMODALIDADE EM ANÚNCIOS

Authors

  • Júlio ARAÚJO Universidade Federal do Ceará
  • Ana Keyla Carmo LOPES Universidade Federal do Ceará
  • Maria Coeli Saraiva RODRIGUES Universidade Federal do Ceará

Keywords:

Atos de fala. Multimodalidade. Anúncio publicitário.

Abstract

Este trabalho tem como objetivo descrever os atos de fala ilocucionário e perlocucionário em anúncios publicitários, ligados ao público feminino, considerando sua constituição multimodal, seguindo a proposta teórico-metodológica de Kress e van Leeuwen ([1996] 2006), sobre a composição visual de gêneros; Austin (1990), referente aos atos de fala; e as concepções de Adam e Bonhomme (1997), referentes às dimensões pragmáticas do gênero anúncio publicitário. Para isso, analisaremos uma amostra composta por 20 anúncios impressos publicados nos séculos XX e XXI. Com a análise, concluímos que os atos de fala e a composição visual mantêm uma relação efetiva na organização do texto publicitário.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Júlio ARAÚJO, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG e Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da UFC, onde coordena o grupo de pesquisa Hiperged. Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática, Linguística Textual e as Teorias Críticas do Discurso. À luz dessa interface estuda as relações entre linguagem e tecnologia digital, com especial atenção aos seguintes temas: gêneros textuais digitais, novos letramentos, EaD, convergência de mídias e hipertextos. Foi vice-presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) no biênio 2009-2011 e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre Hipertexto e Tecnologia Educacional (ABEHTE) no biênio 2009-2011. Atualmente, é coordenador do GT de Linguagem e Tecnologias da ANPOLL e membro dos conselhos consultivos da ALAB e da ABEHTE.

Ana Keyla Carmo LOPES, Universidade Federal do Ceará

É doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Desenvolveu estágio de doutoramento PDSE no Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC). Atualmente, realiza Pós-Doutorado em Linguística, na UFC, vinculado ao Projeto Variação e Processamento da Fala e do Discurso Análise e Aplicações - PROFALA. É integrante do grupo de pesquisa: estudos do texto e do discurso - PROTEXTO/UFC, desde 2001, do grupo gêneros textuais: perspectivas teóricas e metodológicas - GETEME/UFC, desde 2007, e do grupo de pesquisa: leitura-escrita: do verbal ao visual - LEV/UECE, desde 2010. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Práticas discursivas e Estratégias de Textualização.

Maria Coeli Saraiva RODRIGUES, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará e graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, é professora e coordenadora da produção de material didático na Faculdade Integrada da Grande Fortaleza e participa dos grupos de pesquisa TRADICE e HIPERGED, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC.

Published

2017-02-09

Issue

Section

Artigos