POLÍTICAS PÚBLICAS E OS DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO BRASIL: DA INAUGURAÇÃO PORTUGUESA ÀS AVALIAÇÕES DO BRITISH COUNCIL

Authors

  • João Paulo XAVIER Centro Federal de Educação Tecnológica

Keywords:

Políticas Educacionais. Políticas Linguísticas. Ensino de Línguas

Abstract

O presente trabalho discute algumas propostas elaboradas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) relativas às Políticas Públicas para o ensino das línguas estrangeiras no Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), uma vez que estes são documentos que orientam a prática docente e regulamentam o ensino público brasileiro. Em um primeiro momento, é feita uma breve retomada historiográfica sobre como se deu o processo regulatório do ensino de línguas estrangeiras em escolas brasileiras, a partir do estudo proposto por Xavier (1994). Para se analisar textos dos PCNs acerca das expectativas e resultados decorrentes do ensino das línguas estrangeiras e seu papel para a formação humana e cidadã buscou-se relacionar os trabalhos de Hamel (2003); Paiva (2003); Bohn (2005); Xavier (2015). Por fim, foram considerados resultados de avaliações de proficiência em língua estrangeira de chineses, suecos e brasileiros, bem como a análise de dados de pesquisas apresentadas pelo EPI (2015) – Índice de Proficiência em Inglês, realizado pela Education First (E.F), British Council (2015). Esta discussão objetiva suscitar uma reflexão a respeito da eficácia das políticas públicas em garantir a qualidade, bons resultados e as condições necessárias para o desenvolvimento de atividades pedagógicas asseguradas por leis. 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

João Paulo XAVIER, Centro Federal de Educação Tecnológica

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens (Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET-MG)  e Mestre em Linguística Aplicada (UFMG) 

Published

2017-04-04

Issue

Section

Artigos