O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA PRESENTE EM NARRATIVAS DE DOCENTES: UMA ANÁLISE À LUZ DO CONSTRUTO DE CRENÇAS E FORMAÇÃO DOCENTE DE LÍNGUAS
Keywords:
Crenças. Formação docente. Ensino e aprendizagem. Língua Inglesa. Narrativas.Abstract
Objetivou-se, nesta pesquisa, investigar as crenças de professores sobre o processo de aprendizagem de Língua Inglesa a partir de suas narrativas de aprendizagem. Para atingir este objetivo, a investigação teve como arcabouço teórico diferentes discussões linguísticas e socioculturais relacionadas à Língua Inglesa (LI) na era da globalização, conceito de crenças e formação docente de línguas. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativista (BOGDAN & BIKLEN, 1994; ANDRÉ, 1995), cujo corpus foi constituído de narrativas de aprendizagem de Língua Inglesa de professores disponíveis no banco de dados do projeto Aprendendo com Memórias de Falantes e Aprendizes de Língua Estrangeira (AMFALE), da Faculdade de Letras (FALE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os resultados da análise enfatizam a necessidade do repensar de políticas de formação de professores de Línguas no Brasil, com vistas a uma possível (re)formulação das mesmas, no intento de encontrar subsídios inovadores para o enfrentamento dos desafios presentes, hoje, no ensino escolarizado brasileiro.Downloads
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Published
2018-01-08
How to Cite
GUSMÃO, G. V. (2018). O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA PRESENTE EM NARRATIVAS DE DOCENTES: UMA ANÁLISE À LUZ DO CONSTRUTO DE CRENÇAS E FORMAÇÃO DOCENTE DE LÍNGUAS. Applied Linguistics Pathways, 18(1), 157–186. Retrieved from https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/2529
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Section
Artigos