O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA PRESENTE EM NARRATIVAS DE DOCENTES: UMA ANÁLISE À LUZ DO CONSTRUTO DE CRENÇAS E FORMAÇÃO DOCENTE DE LÍNGUAS

Autores/as

  • Graciene Verdécio GUSMÃO Universidade do Estado de Mato Grosso - Câmpus de Barra do Bugres

Palabras clave:

Crenças. Formação docente. Ensino e aprendizagem. Língua Inglesa. Narrativas.

Resumen

Objetivou-se, nesta pesquisa, investigar as crenças de professores sobre o processo de aprendizagem de Língua Inglesa a partir de suas narrativas de aprendizagem. Para atingir este objetivo, a investigação teve como arcabouço teórico diferentes discussões linguísticas e socioculturais relacionadas à Língua Inglesa (LI) na era da globalização, conceito de crenças e formação docente de línguas. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativista (BOGDAN & BIKLEN, 1994; ANDRÉ, 1995), cujo corpus foi constituído de narrativas de aprendizagem de Língua Inglesa de professores disponíveis no banco de dados do projeto Aprendendo com Memórias de Falantes e Aprendizes de Língua Estrangeira (AMFALE), da Faculdade de Letras (FALE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os resultados da análise enfatizam a necessidade do repensar de políticas de formação de professores de Línguas no Brasil, com vistas a uma possível (re)formulação das mesmas, no intento de encontrar subsídios inovadores para o enfrentamento dos desafios presentes, hoje, no ensino escolarizado brasileiro.

Biografía del autor/a

Graciene Verdécio GUSMÃO, Universidade do Estado de Mato Grosso - Câmpus de Barra do Bugres

Mestra em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), câmpus de Barra do Bugres. Professora no curso de Letras (Português/Espanhol), da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT e Universidade Aberta do Brasil - UAB, na Modalidade Educação a Distância - EAD. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa de ";;Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem";; (GEPLAEL), da Universidade Federal de Goiás (UFG), o qual é certificado e aprovado pelo CNPq. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa de ";;Estudos Críticos e Avançados em Linguagem";; (GECAL), da Universidade de Brasília (UNB), o qual é certificado e aprovado pelo CNPq. É membro da ";;Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina";; (ALSFAL). E-mail: graciene.verdecio.gusmao@gmail.com

Publicado

2018-01-08

Número

Sección

Artigos