IDENTIDADE E POSIÇÕES-SUJEITO: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DISCURSIVOS NA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR-SUPERVISOR DE CORRETORES DE TEXTOS

Authors

  • Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro BARTHO Instituto Federal de São Paulo

Keywords:

Análise do Discurso, Formação do Professor, Linguagem

Abstract

Entender como os sujeitos assumem suas identidades parece uma tentativa de dar coerência às posições-sujeito assumidas nas interações sociais, o que parece, por sua vez, uma tentativa de controlar as forças de poder que submetem uma posição à outra e, em última instância, revela um desejo de todos nós de controlarmos quem somos. Muitos autores expõem compreensões acerca do conceito de identidade. Alguns a tomam pelo aspecto estritamente individual; outros; como um efeito social. O presente trabalho propõe uma discussão sobre algumas concepções de identidade e elege a Análise do Discurso de perspectiva francesa como norteadora da concepção na qual se tecerá um olhar sobre o corpus. Delimita-se, como objetivo específico, analisar os processos de constituição identitária em recortes discursivos de um corpus composto por relatórios de supervisão redigidos por uma professora-supervisora a uma corretora em estágio de treinamento para correção de redações. Resultados apontaram que os processos identitários observados denunciam a filiação da supervisora a identidades diferentes: ora sua filiação se dá ao discurso de escola tradicional, em que o professor detém saber e poder sobre o aluno; ora essa filiação se dá ao discurso da escola contemporânea, em que as práticas pedagógicas pretendem uma aproximação ao aluno, de forma a estabelecer relação de igualdade entre aluno e professor. Essas filiações denunciam a heterogeneidade identitária de que os sujeitos são constituídos. As identidades assumidas evidenciam, ainda, o jogo imaginário e as representações sociais que se constroem, no presente caso, entre supervisora e corretora.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro BARTHO, Instituto Federal de São Paulo

Mestra em Linguística Aplicada, pela Universidade de Taubaté; Doutoranda em Letras, pela Universidade de São Paulo; Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de São Paulo, campus de Campos do Jordão.

Published

2018-10-06

How to Cite

BARTHO, V. D. de O. R. (2018). IDENTIDADE E POSIÇÕES-SUJEITO: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DISCURSIVOS NA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR-SUPERVISOR DE CORRETORES DE TEXTOS. Applied Linguistics Pathways, 19(2), 185–200. Retrieved from https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/2596

Issue

Section

Artigos