O ANJO E O MONSTRO: REFERENCIAÇÃO E ORIENTAÇÃO ARGUMENTATIVA NA PROGRESSÃO TEXTUAL
Keywords:
Referenciação, Orientação argumentativa, MídiaAbstract
O pressuposto deste artigo é demonstrar quais são as marcas opinativas que podem ser identificadas em textos jornalísticos por meio da observação da construção dos objetos de discurso. Para isso, foram analisadas as estratégias de referenciação empregadas nas construções dos objetos discursivos centrais de um caso amplamente abordado pela mídia jornalística: o caso Nardoni. A metodologia consistiu na identificação e na análise de todas as categorizações das principais cadeias referenciais edificadas, para estabelecer como ocorreram as construções dos objetos de discurso, longitudinalmente. Como resultado, após a análise de todos os textos, foi possível não apenas evidenciar a presença de uma orientação argumentativa, mas de demonstrar que elas constituem o principal recurso argumentativoDownloads
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Published
2020-07-25
How to Cite
MENEGALDO, K. (2020). O ANJO E O MONSTRO: REFERENCIAÇÃO E ORIENTAÇÃO ARGUMENTATIVA NA PROGRESSÃO TEXTUAL. Applied Linguistics Pathways, 23(2), 124–146. Retrieved from https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3008
Issue
Section
Artigos