O USO E A IMPORTÂNCIA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO ESCOLAR SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Authors

Keywords:

Tecnologias Digitais. Formação de professores. Práticas e usos

Abstract

O presente artigo tem como objetivo discutir algumas concepções/percepções de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II de uma escola pública da rede estadual de Macapá-AP sobre o uso e a importância das tecnologias digitais no processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa. A pesquisa segue a linha qualitativa-interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008; MOITA-LOPES, 1994), situada no campo da Linguística Aplicada. Como embasamento teórico apresentamos as discussões sobre cultura digital e formação de professores (BUZATO, 2010; FREITAS, 2010), a noção de Web Currículo a partir de Almeida (2010), Almeida e Silva (2011). Os dados foram gerados a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas seis docentes. Os resultados da análise evidenciam que os participantes da pesquisa reconhecem a importância do uso de tecnologias digitais no processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, porém, a falta de formação inicial e continuada e de recursos no espaço escolar leva-os a utilizarem de maneira ainda muito tímida esses recursos digitais em suas práticas pedagógicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Rosivaldo GOMES, Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá

Doutor em Linguística Aplicada (IEL/UNICAMP). Pós-doutor em Educação. Professor Adjunto II do Departamento de Letras e Artes de do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLET/UNIFAP).

Neida Alfaia SOARES

Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Graduada em Letras Francês pela mesma instituição.

Published

2020-07-25

Issue

Section

Artigos