Gêneros discursivos, Leitura e Produção de textos acadêmicos, argumentação, letramento
Abstract
A prática de pesquisa no ensino superior exige a aprendizagem da escrita de textos de gêneros acadêmicos a partir de projetos que levem o estudante a se sentir parte da tessitura acadêmica e do seu complexo processo de ensino e aprendizagem, e não mero reprodutor de gêneros textuais muitas vezes pouco compreendidos. A partir do entendimento de que o estudante universitário precisa, desde seu ingresso no curso superior ser levado a produzir os principais gêneros acadêmicos, este artigo tem o objetivo de relatar um projeto de letramento realizado em Universidade Federal, nos anos de 2017 e 2018, e ainda de refletir sobre a aprendizagem da escrita como uma atividade instigadora do pensamento crítico. Para isso, o texto organiza-se em dois momentos: primeiramente, descreve-se o projeto de letramento realizado e, em seguida, analisam-se textos acadêmicos resultantes desse mesmo projeto, à luz de estudos sobre argumentação (TOULMIN, 2001; GOVIER, 2010; PLANTIN, 2016; PERELMAN e OLBRECHTS-TYTECA, 2008, entre outros), com metodologia qualitativa interpretativista. Os resultados deste trabalho têm demonstrado que a inserção de práticas pedagógicas instigantes, investigativas e interdisciplinares, no processo de ensino-aprendizagem da escrita acadêmica, nos anos iniciais dos estudantes universitários, proporciona aos ingressantes a ressignificação da aprendizagem da escrita, a qual, além da circulação social proporcionada pela atividade proposta, instiga ainda o pensamento crítico, sobretudo porque as teorias por eles estudadas são confrontadas com objetos empíricos.
Author Biographies
Rubens DAMASCENO-MORAIS, Universidade Federal de Goiás - UFG
Profissional com formação e experiência na área de Língua Portuguesa e Leitura e Produção de Textos. Após mestrado no domínio da Critical Discourse Analysis (Análise do Discurso Crítica / UnB - 2005), empreendeu doutorado no domínio de Ciências da Linguagem (2009-2013), quando elaborou pesquisa e tese no campo da Argumentação, da Retórica e da Interação argumentativa (Sciences du Langage / Université Lumière Lyon 2/França - com diploma validado pela Universidade de Brasília ). Atualmente é professor efetivo em dedicação exclusiva (DE) da Universidade Federal de Goiás - UFG (Campus Samambaia/Goiânia), onde se dedica ao projeto de pesquisa "A dinâmica do discurso argumentativo - Estudo de interações agonais" (2018-2022). Integra a linha de pesquisa de pós-graduação "Língua, Texto, Discurso – PPGLL/UFG"; membro do Grupo de Pesquisa: Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso ELAD - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9009996153807020; coordenador do Grupo de Pesquisa Teorias de Argumentação e Retórica – TEAR dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5737083227344579; membro do Grupo de Trabalho (GT) Argumentação da ANPOLL – http://anpoll.org.br/gt/argumentacao/.
Leosmar Aparecido da SILVA, Universidade Federal de Goiás - UFG
Pesquisador e professor em dedicação exclusiva da UFG.
Laura Silveira BOTELHO, Universidade Federal de S. João del Rey - UFJS
Pesquisadora e professora em dedicação exclusiva da UFJF.
Edna Silva FARIA, Universidade Federal de Goiás - UFG
Pesquisadora e professora em dedicação exclusiva da UFG