PRÁTICA DE PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR COMO PROCEDIMENTO EPISTÊMICO E ARGUMENTATIVO
Palabras clave:
Gêneros discursivos, Leitura e Produção de textos acadêmicos, argumentação, letramentoResumen
A prática de pesquisa no ensino superior exige a aprendizagem da escrita de textos de gêneros acadêmicos a partir de projetos que levem o estudante a se sentir parte da tessitura acadêmica e do seu complexo processo de ensino e aprendizagem, e não mero reprodutor de gêneros textuais muitas vezes pouco compreendidos. A partir do entendimento de que o estudante universitário precisa, desde seu ingresso no curso superior ser levado a produzir os principais gêneros acadêmicos, este artigo tem o objetivo de relatar um projeto de letramento realizado em Universidade Federal, nos anos de 2017 e 2018, e ainda de refletir sobre a aprendizagem da escrita como uma atividade instigadora do pensamento crítico. Para isso, o texto organiza-se em dois momentos: primeiramente, descreve-se o projeto de letramento realizado e, em seguida, analisam-se textos acadêmicos resultantes desse mesmo projeto, à luz de estudos sobre argumentação (TOULMIN, 2001; GOVIER, 2010; PLANTIN, 2016; PERELMAN e OLBRECHTS-TYTECA, 2008, entre outros), com metodologia qualitativa interpretativista. Os resultados deste trabalho têm demonstrado que a inserção de práticas pedagógicas instigantes, investigativas e interdisciplinares, no processo de ensino-aprendizagem da escrita acadêmica, nos anos iniciais dos estudantes universitários, proporciona aos ingressantes a ressignificação da aprendizagem da escrita, a qual, além da circulação social proporcionada pela atividade proposta, instiga ainda o pensamento crítico, sobretudo porque as teorias por eles estudadas são confrontadas com objetos empíricos.Descargas
Publicado
2022-01-24
Número
Sección
Artigos