ENTRE A IMAGEM E A PROSA: CAMINHOS PARA A PRODUÇÃO DE CRÔNICAS NA ESCOLA NUMA ABORDAGEM CRÍTICA E MULTIMODAL
Abstract
Neste artigo, abordaremos contribuições teóricas do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) associadas a estudos da multimodalidade como norteadores para a elaboração de propostas didáticas voltadas para o ensino de produção textual nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa-ação aqui relatada visou potencializar o trabalho do professor de Português na busca por estratégias que oportunizem aos alunos usar a linguagem para posicionarem-se com autonomia e criticidade nos textos que produzem. Através do relato e análise de intervenção realizada em uma turma do 9º ano, avaliamos como ações de linguagem, por meio do ensino da produção de crônicas e de colagens, podem estimular a reflexão e participação cidadã, contribuindo, de fato, para ampliar a competência escritora e a perspectiva crítica dos estudantes. Os resultados apontam que a leitura de textos multimodais associada a práticas constantes de produção/reescrita, além da circulação dos textos em diferentes ambientes, são algumas das estratégias eficazes que possibilitam ao aluno acessar a funcionalidade da escrita.