REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SER NEGRA COM DEFICIÊNCIA POR ESTUDANTES NEGRAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n3.a3823

Abstract

A pesquisa teve como objetivo investigar representações sociais de ser negra com deficiência por estudantes negras com deficiência na escola. A Teoria das Representações Sociais (TRS) foi tomada como referencial teórico-metodológico do estudo. Participaram sete estudantes, meninas matriculadas no Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do estado do Rio de Janeiro. A pesquisa teve natureza qualitativa, e a geração de dados foi realizada com uso do Teste da Boneca 1 e 2. No primeiro, duas bonecas, uma preta e outra branca, foram colocadas diante de cada estudante, para que respondessem a algumas questões. No segundo também foram utilizadas duas bonecas, uma preta e outra branca, no entanto a branca com amputação da perna direita acima do joelho e utilizando muletas. As conversas, feitas individualmente, foram registradas por meio de videografia e analisadas com apoio da análise microgenética, baseada em referencial vygotskyano. Os resultados permitiram propor, como hipótese interpretativa, um modelo figurativo da representação social de “ser negra com deficiência” que se objetivou na imagem de “ser feia”, associada a “cabelo ruim”, “má” e “diferente”. Além de expor a experiência do racismo estrutural vivenciado pelas participantes, a pesquisa mostrou que a ausência dessas discussões no contexto escolar dificulta a inclusão e a construção da identidade negra com deficiência por elas.

Author Biographies

Nathália Araújo de SÁ, Universidade Estácio de Sá - Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá (Unesa). Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Gerente de Educação Especial/Inclusiva da Prefeitura do Município de Nova Iguaçu (RJ).

Rita de Cássia Pereira LIMA, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Ciências da Educação pela Université René Descartes/Paris V, França. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá (Unesa).

Published

2024-05-26