ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PARADOXO DO OBSERVADOR E OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Resumen
Pelo princípio da incerteza de Heisenberg, no caso de se efetuar medidas simultâneas de uma classe de pares de observáveis pode-se dizer que quanto mais precisamente se medir uma grandeza, forçosamente mais será imprecisa a medida dagrandeza correspondente. Estabelece-se, então, o paradoxo do observador, ou seja, aquele que para observar e medir um fenômeno necessariamente deve-se inserir nele, e, ao fazê-lo,inevitavelmente interfere no mesmo fenômeno, alterando e diminuindo a precisão e a confiabilidade dos resultados. Projetando-se esse paradoxo para do domínio do processo deensino-aprendizagem, percebe-se um cenário que o ensino simplesmente presencial ainda não pôde resolver: o do professor que ensina, elabora testes e avalia o mesmo processo em que se insere. Acrescente-se nesse contexto, para o professor de língua materna, o problema da metalinguagem, ou seja, ensinar na mesma língua em que fala. Apresenta-se, então, uma discussão sobre alternativa de solução que pode minimizar esse paradoxo: os ambientes virtuais de aprendizagem, salientando-se a necessidade de não serem tratados apenas como fossem meros ‘recursos’ e/ou ‘ferramentas’, mas sim como uma (nova) linguagem. Essesambientes virtuais de aprendizagem, inseridos no processo, como modalidade semipresencial e/ou exclusivamente virtual, portam-se como um observador mais imparcial, com medidasmais objetivas, cientificamente falando. Nesse fazer, deixam para a relação educadoreducando, na acepção paulofreireana desta relação, o tempo, a motivação e a subjetividadenecessárias para um desempenho mais eficaz entre pessoas que atuam em conjunto como agentes da construção do conhecimentoDescargas
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Publicado
2012-04-22
Cómo citar
OLIVEIRA, C. A. de. (2012). ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PARADOXO DO OBSERVADOR E OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Caminos En Lingüística Aplicada, 4(1), 123–138. Recuperado a partir de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/1369
Número
Sección
Artigos