EXAMES DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA PELA ÓTICA DISCURSIVA-PSICANALÍTICA

Autores/as

  • Luciana Aparecida Silva AZEREDO UNITAU

Palabras clave:

Análise do Discurso, Exames de Proficiência. CELPE-BRAS. A

Resumen

O tema proficiência tem sido muito discutido nos estudos de Linguística Aplicada, devido ao “poder” que os exames exercem na sociedade, servindo como instrumento que atesta um “saber” legitimado sobre o conhecimento do examinado, como mecanismo de inclusão e exclusão na sociedade “globalizada”. Esta pesquisa visa analisar o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros à luz da perspectiva discursiva e conceitos foucaultianos e psicanalíticos.  O objetivo da análise é fornecer subsídios aos professores de línguas, no que tange o funcionamento e formato de exames de proficiência comunicativos/discursivos e propiciar problematizações acerca da dicotomia entre teoria e prática, contribuindo para a formação de professores de línguas.

Biografía del autor/a

Luciana Aparecida Silva AZEREDO, UNITAU

Possui licenciatura em Letras Português-Inglês e respectivas literaturas pela Universidade de Taubaté (2008) e Mestrado em Linguística Aplicada pela mesma universidade (2012). Também foi aluna especial na UNICAMP (2009), na matéria ";;Avaliação e Ensino de Línguas";; da Profa. Dra. Matilde Scaramucci. Tem experiência de 20 anos na área de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e materna, realizou pesquisas sobre exames de proficiência em línguas estrangeiras, em especial sobre o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros e, atualmente, pesquisa e escreve sobre o Ensino Superior e suas especificidades.

Publicado

2014-02-19

Número

Sección

Artigos