EXAMES DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA PELA ÓTICA DISCURSIVA-PSICANALÍTICA
Palavras-chave:
Análise do Discurso, Exames de Proficiência. CELPE-BRAS. AResumo
O tema proficiência tem sido muito discutido nos estudos de Linguística Aplicada, devido ao “poder” que os exames exercem na sociedade, servindo como instrumento que atesta um “saber” legitimado sobre o conhecimento do examinado, como mecanismo de inclusão e exclusão na sociedade “globalizada”. Esta pesquisa visa analisar o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros à luz da perspectiva discursiva e conceitos foucaultianos e psicanalíticos. O objetivo da análise é fornecer subsídios aos professores de línguas, no que tange o funcionamento e formato de exames de proficiência comunicativos/discursivos e propiciar problematizações acerca da dicotomia entre teoria e prática, contribuindo para a formação de professores de línguas.Downloads
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Publicado
2014-02-19
Como Citar
AZEREDO, L. A. S. (2014). EXAMES DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA PELA ÓTICA DISCURSIVA-PSICANALÍTICA. Caminhos Em Linguística Aplicada, 8(1), 145–167. Recuperado de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/1684
Edição
Seção
Artigos