MATERIAL DIDÁTICO, ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES OPORTUNAS
Palabras clave:
Estágio Supervisionado. Formação Docente. Livro Didático. Língua Estrangeira.Resumen
Resumo: As disciplinas de Estágio Supervisionado, nos cursos de licenciatura, propiciam, muitas vezes, o primeiro contato dos graduandos com a prática docente, o que suscita dúvidas, reflexões e conflitos. Este artigo, tendo como base as inquietações de alunos de Estágio Supervisionado do Curso de Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, pretende refletir sobre as percepções dos discentes acerca do papel do material didático (MD) nas aulas de língua estrangeira, em especial do livro didático (LD), e sobre a formação que receberam para sua seleção e utilização. Os dados provêm de avaliação diagnóstica, aplicada no início da disciplina, da qual participaram 34 alunos formandos de Letras (Português-Inglês/Espanhol). Os dados foram coletados mediante a aplicação de um questionário semiaberto e analisados com o apoio da técnica da Análise de Conteúdo Simplificada. Questões de compreensão do papel do professor na escolha do livro didático, respaldadas pelas contribuições de pesquisadores como Almeida Filho (2010; 2013) e Celani (1997; 2005), são problematizadas neste trabalho, que também discute os objetivos do ensino de língua estrangeira apresentados nos PCNs (1998; 2000) e nas OCEM (2006) e apresenta o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e sua importância para o processo de avaliação e escolha de livros didáticos.Descargas
Publicado
2015-02-20
Número
Sección
Artigos