MATERIAL DIDÁTICO, ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES OPORTUNAS

Autores

  • Elaine Cristina Medeiros FROSSARD Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Nair Floresta ANDRADE NETA Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Lúcia Regina FONSECA NETTO Universidade Estadual de Santa Cruz

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Formação Docente. Livro Didático. Língua Estrangeira.

Resumo

Resumo: As disciplinas de Estágio Supervisionado, nos cursos de licenciatura, propiciam, muitas vezes, o primeiro contato dos graduandos com a prática docente, o que suscita dúvidas, reflexões e conflitos. Este artigo, tendo como base as inquietações de alunos de Estágio Supervisionado do Curso de Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, pretende refletir sobre as percepções dos discentes acerca do papel do material didático (MD) nas aulas de língua estrangeira, em especial do livro didático (LD), e sobre a formação que receberam para sua seleção e utilização. Os dados provêm de avaliação diagnóstica, aplicada no início da disciplina, da qual participaram 34 alunos formandos de Letras (Português-Inglês/Espanhol). Os dados foram coletados mediante a aplicação de um questionário semiaberto e analisados com o apoio da técnica da Análise de Conteúdo Simplificada. Questões de compreensão do papel do professor na escolha do livro didático, respaldadas pelas contribuições de pesquisadores como Almeida Filho (2010; 2013) e Celani (1997; 2005), são problematizadas neste trabalho, que também discute os objetivos do ensino de língua estrangeira apresentados nos PCNs (1998; 2000) e nas OCEM (2006) e apresenta o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e sua importância para o processo de avaliação e escolha de livros didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elaine Cristina Medeiros FROSSARD, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora Assistente de Língua Inglesa do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA. Área de Conhecimento - Letras, Linguística e Artes - Língua Estrangeira Moderna

Nair Floresta ANDRADE NETA, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora Adjunto de Língua Espanhola do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz. Área Letras/Linguística, Línguas Estrangeiras Modernas.

Lúcia Regina FONSECA NETTO, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora Assistente de Língua Inglesa da Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz. Área Letras/Linguística, Línguas Estrangeiras Modernas.

Downloads

Publicado

2015-02-20

Como Citar

FROSSARD, E. C. M., ANDRADE NETA, N. F., & FONSECA NETTO, L. R. (2015). MATERIAL DIDÁTICO, ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES OPORTUNAS. Caminhos Em Linguística Aplicada, 12(1), 47–70. Recuperado de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/1904

Edição

Seção

Artigos