MATERIAL DIDÁTICO, ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES OPORTUNAS
Autores
Elaine Cristina Medeiros FROSSARD
Universidade Estadual de Santa Cruz
Nair Floresta ANDRADE NETA
Universidade Estadual de Santa Cruz
Lúcia Regina FONSECA NETTO
Universidade Estadual de Santa Cruz
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado. Formação Docente. Livro Didático. Língua Estrangeira.
Resumo
Resumo: As disciplinas de Estágio Supervisionado, nos cursos de licenciatura, propiciam, muitas vezes, o primeiro contato dos graduandos com a prática docente, o que suscita dúvidas, reflexões e conflitos. Este artigo, tendo como base as inquietações de alunos de Estágio Supervisionado do Curso de Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, pretende refletir sobre as percepções dos discentes acerca do papel do material didático (MD) nas aulas de língua estrangeira, em especial do livro didático (LD), e sobre a formação que receberam para sua seleção e utilização. Os dados provêm de avaliação diagnóstica, aplicada no início da disciplina, da qual participaram 34 alunos formandos de Letras (Português-Inglês/Espanhol). Os dados foram coletados mediante a aplicação de um questionário semiaberto e analisados com o apoio da técnica da Análise de Conteúdo Simplificada. Questões de compreensão do papel do professor na escolha do livro didático, respaldadas pelas contribuições de pesquisadores como Almeida Filho (2010; 2013) e Celani (1997; 2005), são problematizadas neste trabalho, que também discute os objetivos do ensino de língua estrangeira apresentados nos PCNs (1998; 2000) e nas OCEM (2006) e apresenta o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e sua importância para o processo de avaliação e escolha de livros didáticos.
Biografia do Autor
Elaine Cristina Medeiros FROSSARD, Universidade Estadual de Santa Cruz
Professora Assistente de Língua Inglesa do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA. Área de Conhecimento - Letras, Linguística e Artes - Língua Estrangeira Moderna
Nair Floresta ANDRADE NETA, Universidade Estadual de Santa Cruz
Professora Adjunto de Língua Espanhola do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz. Área Letras/Linguística, Línguas Estrangeiras Modernas.
Lúcia Regina FONSECA NETTO, Universidade Estadual de Santa Cruz
Professora Assistente de Língua Inglesa da Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz. Área Letras/Linguística, Línguas Estrangeiras Modernas.