COMO OS ALUNOS LEEM AS INFORMAÇÕES NA WEB E CONSTROEM SENTIDOS UTILIZANDO AS NOVAS MÍDIAS

Autores/as

  • Ana Paula Pinheiro da SILVEIRA UTFPR, campus Curitiba
  • Juliana Fogaça Sanches SIMM UNOPAR/UEL
  • Eliza Adriana Sheuer NANTES UNOPAR/UEL

Palabras clave:

Tecnologia, Gêneros discursivos, Ensino.

Resumen

O presente trabalho é parte das atividades desenvolvidas pelo projeto de pesquisa “Gêneros multimodais e multiletramentos: novas formas de autoria”. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo-interventivo, realizada em uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Londrina-PR, que se debruça sobre o impacto que a cultura digital traz para novas formas de ensinar e aprender no contexto da escola básica e visa investigar competências e habilidades de letramentos necessárias para a construção dos sentidos em gêneros multimodais, bem como acompanhar professores em projetos nos quais as novas tecnologias são utilizadas como ferramenta para o ensino (KALANTZIS; COPE, 2008; DALEY, 2010). Após reflexão e análise dos dados coletados, os resultados deste trabalho demonstram a proficuidade da relação do aluno com aspectos trazidos pelas novas mídias, pois elas despertam seu interesse pela multimodalidade e interatividade e desenvolvem sua capacidade de ler e produzir conhecimento, a partir de propostas de atividades e ferramentas de pesquisa, apontando, dessa forma, para a necessidade premente de o professor rever sua concepção acerca das ferramentas disponíveis, que circulam na esfera social e que podem, com sua mediação, ser instrumentos a favor do processo de ensino-aprendizagem.

Biografía del autor/a

Ana Paula Pinheiro da SILVEIRA, UTFPR, campus Curitiba

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina, docente na UTFPR, campus Curitiba

Juliana Fogaça Sanches SIMM, UNOPAR/UEL

Mestre e Doutoranda em Estudos da Linguagem (UEL). Docente do Curso de Letras da UNOPAR.

Eliza Adriana Sheuer NANTES, UNOPAR/UEL

Mestre e Doutoranda em Estudos da Linguagem (UEL). Docente do Curso de Letras da UNOPAR.

Publicado

2015-02-20

Número

Sección

Artigos