FACEBOOK, GLOGSTER E ENSINO DE PORTUGUÊS NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO NÍVEL MÉDIO
Palabras clave:
Redes sociais. Ensino de língua portuguesa. Formação de professores.Resumen
Tendo em vista as interações/interatividades estabelecidas em salas de aula de Língua Portuguesa e a necessidade de proposições didático-pedagógicas tanto na formação de professores quanto no nível médio, são apresentados e analisados trabalhos com duas redes sociais. Em um curso de extensão de formação de professores de Língua Portuguesa, as redes sociais são alvo de discussão com os licenciandos e mediam atividades à distância; no nível médio, por seu turno, uma proposta didática aplicada junto aos alunos desenvolve contos multimodais na rede social educativa Glogster. A utilização das redes sociais e das tecnologias digitais ainda se constitui num complexo desafio no âmbito do ensino, pois rediscute não só o papel dos educadores, mas também dos educandos, demandando novas relações entre eles e o conhecimento. Especificamente em relação ao trabalho com a Língua Portuguesa, este estudo constata a necessidade de ampliação e intensificação de atividades de escrita colaborativa, relacionadas também aos hipertextos e textos multimodais.Descargas
Publicado
2015-07-10
Número
Sección
Artigos