TEORIAS DE GÊNEROS HOJE: PONTOS DE CONVERGÊNCIA

Autores/as

  • Francisco Eduardo VIEIRA Universidade Estadual da Paraíba

Palabras clave:

Teorias de gêneros, Escolas de gêneros, Gêneros do discurso

Resumen

Este artigo busca sistematizar os aspectos teórico-analíticos que caracterizam as teorias de gêneros mais produtivas em nosso solo acadêmico, focalizando, especialmente, seus pontos consensuais e possibilitadores da “síntese brasileira de gêneros” (BAWARSHI & REIFF, 2010). A sistematização parte da proposta taxionômica de Bhatia (2004) – Escola Norte-americana, Escola de Sidney e Escola Britânica –, acrescentando um quarto enquadre teórico, o da Escola de Genebra. Argumenta-se no sentido de que, na base dessas quatro escolas de gêneros, a despeito das diferenças de objetivos, categorias e métodos, reside a ideia de que os gêneros refletem e coordenam modos sociais de conhecer e agir no mundo, e assim representam maneiras valiosas de se investigar como os textos funcionam em diversos contextos e como os estudantes podem aprender a agir significativamente em tais contextos.

Biografía del autor/a

Francisco Eduardo VIEIRA, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Letras (Linguística) pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor de Linguística do curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba.

Publicado

2016-07-05

Número

Sección

Artigos