TEORIAS DE GÊNEROS HOJE: PONTOS DE CONVERGÊNCIA

Autores

  • Francisco Eduardo VIEIRA Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Teorias de gêneros, Escolas de gêneros, Gêneros do discurso

Resumo

Este artigo busca sistematizar os aspectos teórico-analíticos que caracterizam as teorias de gêneros mais produtivas em nosso solo acadêmico, focalizando, especialmente, seus pontos consensuais e possibilitadores da “síntese brasileira de gêneros” (BAWARSHI & REIFF, 2010). A sistematização parte da proposta taxionômica de Bhatia (2004) – Escola Norte-americana, Escola de Sidney e Escola Britânica –, acrescentando um quarto enquadre teórico, o da Escola de Genebra. Argumenta-se no sentido de que, na base dessas quatro escolas de gêneros, a despeito das diferenças de objetivos, categorias e métodos, reside a ideia de que os gêneros refletem e coordenam modos sociais de conhecer e agir no mundo, e assim representam maneiras valiosas de se investigar como os textos funcionam em diversos contextos e como os estudantes podem aprender a agir significativamente em tais contextos.

Biografia do Autor

Francisco Eduardo VIEIRA, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Letras (Linguística) pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor de Linguística do curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba.

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Publicado

2016-07-05

Edição

Seção

Artigos