RELAÇÕES RETÓRICAS E A HIPOTAXE ADVERBIAL NO GÊNERO RESPOSTA ARGUMENTATIVA

Autores/as

  • Fátima Christina CALICCHIO Unicesumar

Palabras clave:

Hipotaxe adverbial, Função textual-discursiva, Gênero Resposta Argumentativa.

Resumen

Propomos, neste trabalho, analisar como a hipotaxe adverbial pode contribuir para a construção da argumentatividade do gênero resposta argumentativa. Para isso, selecionamos como objeto de análise as produções textuais que foram melhor avaliadas pela Banca de Avaliação dos candidatos ao vestibular de verão 2011 da Universidade Estadual de Maringá. Levando em consideração o panorama teórico do funcionalismo, investigam-se neste trabalho as funções textual-discursivas das orações adverbiais que funcionam como valor de guia, ponte de transição, moldura, foco, função tópica dentre outras funções na articulação de orações que podem contribuir para a construção da argumentatividade do gênero resposta argumentativa. Como aporte teórico, aliamos estudos de funcionalistas como Mann & Thompson (1988); Matthiessen & Thompson (1988), da Teoria da Estrutura Retórica. De acordo com essa teoria, as relações retóricas dão coerência ao discurso, conferindo unidade e permitindo que o produtor atinja seus propósitos com o texto que produziu, ou seja, essa teoria fundamenta-se no princípio de que, no texto, além do conteúdo explícito, emergem proposições implícitas da combinação entre porções de texto. Somam-se a esse enfoque as pesquisas de Decat (1999, 2008, 2009, 2010), de Neves (1997, 2000, entre outros) e as postulações sobre gênero defendidas por Bakhtin (2000). 

Biografía del autor/a

Fátima Christina CALICCHIO, Unicesumar

Mestra em Letras na área de Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Especialista em Língua Portuguesa: Teoria e Prática pelo Instituto Paranaense de Ensino e Faculdades Maringá (2010). Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Professora mediadora do curso de Letras EAD da Instituição Unicesumar. Interessa-se em estudos linguísticos sob a perspectiva funcionalista.

Publicado

2017-04-19

Número

Sección

Artigos