LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISPOSITIVO DE ENSINO OU DISPOSITIVO DE CONTROLE?
Palabras clave:
Livro didático, Dispositivo, Controle, Subjetivação, Sala de aulaResumen
Analisa-se o livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio, especificamente o Manual do Professor, a fim de verificar se, além de recurso didático, esse material pode se constituir como dispositivo de poder/controle para subjetivar os indivíduos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem em contexto de ensino. Esta pesquisa adota como aporte teórico-metodológico os estudos de Bakhtin (2003), Bakhtin/Volochinov (1992) e Foucault (1987), tendo em vista os pressupostos de que o material didático apresenta caráter dialógico, ou seja, promove a interação entre os sujeitos (autor e aluno) e de que ele pode se inscrever como um dos dispositivos de ensino presentes no âmbito escolar. Por meio da análise do Manual do Professor, os resultados evidenciam que o livro didático se constitui como recurso didático e também como dispositivo de controle/poder a serviço do Estado, a fim de influenciar a práxis docente. Não obstante à força política-ideológica deste material, cabe exclusivamente ao professor a tarefa de estabelecer os limites, bem como o papel que o livro didático exercerá em sua sala de aula.Descargas
Publicado
2017-02-09
Número
Sección
Artigos