O LUGAR DOS GÊNEROS DISCURSIVOS EM PROJETOS DE LETRAMENTO
Palabras clave:
Projeto de letramento, Gênero discursivo, Ensino-aprendizagem de escrita.Resumen
A linguagem escrita é imprescindível nos processos de socialização. Por isso, muito se tem discutido sobre a importância de ressignificar o processo de ensino-aprendizagem de escrita com vistas a fornecer subsídios para que estudantes saibam agir diante de múltiplas demandas da sociedade grafocêntrica. Nessa perspectiva, o objetivo principal deste artigo é investigar como os gêneros discursivos são posicionados em projetos de letramento. Em função disso, dois objetivos específicos subsidiam esta investigação: descrever ações desenvolvidas em projetos de letramento para a produção de gêneros escritos e analisar o lugar que esses gêneros ocupam nesses projetos. Ancorando-se em uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e interpretativista, este artigo fundamenta-se na concepção bakhtiniana de linguagem (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2002 [1929]; BAKHTIN, 2011[1979]), nos estudos de letramento (KLEIMAN, 2000, 2007, 2010, 2012), na pedagogia crítica (FREIRE, 2011 [1970], 2014 [1990]) e na teoria de gêneros baseada na Nova Retórica (BAZERMAN, 2005, 2006; MILLER, 2012). Quanto aos dados analisados, foram gerados a partir de duas Teses de Doutorado (TINOCO, 2008; SANTOS, 2012), cujo objeto são projetos que visam à natureza social de práticas letradas. A análise dos dados evidencia que, nos projetos de letramento, há um reposicionamento dos gêneros discursivos, concebidos como elementos catalisadores de práticas reais, decorrentes de um contexto específico e tencionados por objetivos específicos. Assim, o lugar que os gêneros discursivos ocupam remete ao lugar da própria ação social, viabilizando a funcionalidade e a autenticidade da escrita, o potencial agentivo dos alunos e dos professores e a apreensão conjunta de saberes e fazeres.Descargas
Publicado
2016-07-05
Número
Sección
Artigos