O LUGAR DOS GÊNEROS DISCURSIVOS EM PROJETOS DE LETRAMENTO

Autores

  • Lucila Carvalho Leite BRANDÃO UFRN
  • Glícia Azevedo TINOCO UFRN

Palavras-chave:

Projeto de letramento, Gênero discursivo, Ensino-aprendizagem de escrita.

Resumo

A linguagem escrita é imprescindível nos processos de socialização. Por isso, muito se tem discutido sobre a importância de ressignificar o processo de ensino-aprendizagem de escrita com vistas a fornecer subsídios para que estudantes saibam agir diante de múltiplas demandas da sociedade grafocêntrica. Nessa perspectiva, o objetivo principal deste artigo é investigar como os gêneros discursivos são posicionados em projetos de letramento. Em função disso, dois objetivos específicos subsidiam esta investigação: descrever ações desenvolvidas em projetos de letramento para a produção de gêneros escritos e analisar o lugar que esses gêneros ocupam nesses projetos. Ancorando-se em uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e interpretativista, este artigo fundamenta-se na concepção bakhtiniana de linguagem (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2002 [1929]; BAKHTIN, 2011[1979]), nos estudos de letramento (KLEIMAN, 2000, 2007, 2010, 2012), na pedagogia crítica (FREIRE, 2011 [1970], 2014 [1990]) e na teoria de gêneros baseada na Nova Retórica (BAZERMAN, 2005, 2006; MILLER, 2012). Quanto aos dados analisados, foram gerados a partir de duas Teses de Doutorado (TINOCO, 2008; SANTOS, 2012), cujo objeto são projetos que visam à natureza social de práticas letradas. A análise dos dados evidencia que, nos projetos de letramento, há um reposicionamento dos gêneros discursivos, concebidos como elementos catalisadores de práticas reais, decorrentes de um contexto específico e tencionados por objetivos específicos. Assim, o lugar que os gêneros discursivos ocupam remete ao lugar da própria ação social, viabilizando a funcionalidade e a autenticidade da escrita, o potencial agentivo dos alunos e dos professores e a apreensão conjunta de saberes e fazeres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucila Carvalho Leite BRANDÃO, UFRN

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bolsista pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – CAPES e colaboradora do projeto “Linguagem e Desenvolvimento Sustentável: integrando ciências, língua portuguesa e matemática”, vinculado a CAPES – Observatório da Educação. OBEDUC 21053/ 2012 - UFRN – CONTAR. PPGED/PPGEL/PPGECNM.

Glícia Azevedo TINOCO, UFRN

Doutora em Linguística Aplicada (UNICAMP), professora adjunta da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN), do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN), mais especificamente na área de Linguística Aplicada, e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras). Seus interesses de pesquisa vinculam-se, principalmente,aos seguintes temas: letramento, formação de professores, ensino-aprendizagem de língua materna.

Downloads

Publicado

2016-07-05

Edição

Seção

Artigos