AS APROPRIAÇÕES DOCENTES ACERCA DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA ANÁLISE LINGUÍSTICA
Palabras clave:
Ensino de língua materna. Apropriações teórico-metodológicas. Análise linguística.Resumen
Este artigo apresenta uma investigação acerca das apropriações docentes com relação aos princípios teórico-metodológicos da prática de análise linguística (AL) em sala de aula. A pesquisa realizou-se por meio de estudos documentais, bibliográficos, aplicação de questionário e análise dos dados. Participaram do esquadrinhamento 12 professores do Ensino Fundamental II, da Rede Estadual do Paraná. Como base teórica, contribuíram autores como Bakhtin (1979, 1973, 1997), Geraldi (1984), Franchi (1987), Mendonça (2006), Wachowicz (2012) e Antunes (2014). Os resultados apontam que há um considerável desconhecimento por parte dos professores sobre os princípios que subjazem a AL no ensino de língua materna. Assim, apesar de algumas respostas mostrarem que os docentes sabem que as atividades reflexivas devem permear todo o processo de ensino-aprendizagem da língua, os mesmos não conseguem efetivá-las, pois faltam-lhes conhecimentos específicos e aprofundados sobre essa prática. Tal situação indica a necessidade de investimento contínuo na formação inicial e continuada do professor para que se minimizem as lacunas sobre o ensino com base na reflexão linguística.Descargas
Publicado
2016-12-29
Número
Sección
Artigos