O SUJEITO DISCURSIVO NA PUBLICIDADE DE UMA ESCOLA DE LÍNGUA INGLESA
Palabras clave:
Sujeito. Discurso. Publicidade. Língua Inglesa.Resumen
O presente artigo pretende discutir a relação sujeito no discurso publicitário de uma escola particular de língua inglesa no Brasil. Para tal, tomamos como objeto de análise uma matéria sobre uma escola veiculada em uma revista online no dia seis de janeiro de 2016 e os filmes que mostram a nova campanha publicitária desta escola, sob o tema “inglês chato ninguém merece”. Todo o marketing foi construído a partir de três filmes, com veia humorística, em que os protagonistas não estudam no instituto de idiomas exposto, por isso, dormem automaticamente ao falarem de seus cursos, em consequência ao ensino enfadonho e ineficiente que têm recebido. A metodologia de trabalho está vinculada à Análise de Discurso de tradição pecheutiana como praticada no Brasil, com contribuições de Foucault nas relações de saber-poder, sendo assim, tomaremos os elementos do quadro teórico dos quais não se pode separar sujeito, ideologia e história, com a finalidade de investigarmos quais são as condições que possibilitam a formação discursiva que tematiza a campanha, por exemplo. O que importa para esta linha teórica não é a interpretação de frases fechadas em si, mas o discurso e todo o caráter histórico que o envolve, pois, o sujeito não é a origem do sentido e se revela na discursividade, momento em que denuncia sua posição ideológica. Ao alcançarmos a posição sujeito nas formações discursivas temos a possibilidade de compreendermos o funcionamento em que o sujeito se constitui no discursivo da publicidade analisada.Descargas
Publicado
2018-10-06
Número
Sección
Artigos