TECH2TALK: O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ORAIS POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores/as

  • Ronaldo Corrêa GOMES JUNIOR Universidade Federal de Minas Gerais
  • Giovana Garcia Gonçalves GUTIERREZ Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Affordances, inglês, habilidades orais, tecnologias digitais.

Resumen

Um dos maiores desafios que surgem em meio à aprendizagem de inglês é falar o idioma. Pensando nisso, um estudo foi conduzido a partir da criação de um curso de extensão online na plataforma Moodle. O curso teve duração de 6 semanas e foi oferecido no segundo semestre de 2017 a 30 estudantes de diversos cursos da XXXX.  O objetivo da pesquisa foi investigar as affordances (GIBSON, 1986) de ferramentas digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em língua inglesa. Para analisar as affordances, foi preciso levar em consideração as ações e atividades de professores e alunos, bem como a natureza múltipla em interações linguísticas, enfim, a rede de elementos desse cenário (VAN LIER, 2000). Dessa maneira, as affordances foram percebidas de maneiras diferentes pois cada participante trazia uma realidade consigo. Nesta pesquisa, algumas das affordances percebidas pelos estudantes foram: possibilidade de ampliar o vocabulário, de praticar a pronúncia e perder o medo. Vale ressaltar que também houve limitações tais como dificuldades técnicas em relação ao uso de determinadas ferramentas. Se, por um lado, o cronograma foi afetado diante de tais imprevistos, por outro, houve um crescimento de autonomia dos participantes, que criaram maneiras próprias de lidar com situações inesperadas. Dessa forma, foi possível observar como as interações e motivações dos estudantes foram fundamentais na construção de aprendizagem no ambiente virtual. 

Biografía del autor/a

Ronaldo Corrêa GOMES JUNIOR, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto de Língua Inglesa na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

Giovana Garcia Gonçalves GUTIERREZ, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Estudos Linguísticos na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

Publicado

2019-10-27

Número

Sección

Artigos