O JOGO PEDAGÓGICO COMO UM RECURSO MOTIVACIONAL PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Claudecy Campos NUNES Universidade de Taubaté - UNITAU

Palabras clave:

Língua inglesa. Ensino-aprendizagem. Jogos pedagógicos.

Resumen

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação, inserida no campo da Linguística Aplicada, que foi desenvolvida com 35 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, situada no município de Penalva, Estado do Maranhão. O tema versou sobre a aprendizagem da língua inglesa com o uso de jogos pedagógicos como uma estratégia de motivação para o aluno aprender um idioma estrangeiro. Na realização deste trabalho, utilizou-se como corpus um questionário elaborado com base no referencial teórico e composto por duas questões. Do ponto de vista teórico, a pesquisa se fundamentou nos enfoques construtivista e interacionista no que diz respeito ao desafio de os jogos pedagógicos possibilitarem, nas situações sociais específicas de sala de aula, a construção de conhecimentos por meio da interação entre os alunos e o aprender brincando. Os resultados obtidos indicam que os jogos pedagógicos foram significativamente positivos para os participantes da pesquisa, sendo considerados como um recurso eficiente para impulsionar a motivação dos alunos para aprenderem com prazer a língua inglesa e avançarem em sua aprendizagem. A implicação desse estudo é que jogos pedagógicos devem ser utilizados nas aulas de língua inglesa como um recurso que pode subsidiar a prática docente, desencadear ações e propiciar um aprendizado de forma satisfatória ao aluno.

Biografía del autor/a

Claudecy Campos NUNES, Universidade de Taubaté - UNITAU

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté - UNITAU

Publicado

2020-07-25

Número

Sección

Artigos