DO CONTO PARA A HISTÓRIA EM QUADRINHOS:
contribuições da retextualização para o desenvolvimento da competência comunicativa de estudantes do Ensino Fundamental
Palabras clave:
Produção textual. Retextualização. Gêneros textuais.Resumen
Este trabalho tem como objetivo refletir acerca do papel que têm atividades de retextualização no desenvolvimento da competência comunicativa de estudantes do Ensino Fundamental. Para tanto, após a revisão de estudos teóricos de Dell’Isola (2007), Dikson (2018, Marcuschi (2010), entre outros, foram planejadas e realizadas oficinas de produção de texto durante as quais os estudantes participantes da pesquisa realizaram atividades de retextualização do gênero conto para o gênero história em quadrinhos. Neste artigo, apresentamos a análise de uma história em quadrinhos resultante dessas atividades. Consideramos tal estudo relevante porque permite refletir sobre estratégias linguístico-textuais-discursivas requeridas no momento da produção de textos, além de possibilitar a ampliação de conhecimentos acerca dos gêneros envolvidos.Descargas
Publicado
2023-02-03
Número
Sección
Artigos