DO CONTO PARA A HISTÓRIA EM QUADRINHOS:

contribuições da retextualização para o desenvolvimento da competência comunicativa de estudantes do Ensino Fundamental

Autores/as

  • Mauri Célio Alves de SANTANA Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Marcela Regina Vasconcelos da Silva NASCIMENTO Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Núcleo de Estudos de Línguas e Discurso (NELD). https://orcid.org/0000-0001-7899-308X

Palabras clave:

Produção textual. Retextualização. Gêneros textuais.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo refletir acerca do papel que têm atividades de retextualização no desenvolvimento da competência comunicativa de estudantes do Ensino Fundamental. Para tanto, após a revisão de estudos teóricos de Dell’Isola (2007), Dikson (2018, Marcuschi (2010), entre outros, foram planejadas e realizadas oficinas de produção de texto durante as quais os estudantes participantes da pesquisa realizaram atividades de retextualização do gênero conto para o gênero história em quadrinhos. Neste artigo, apresentamos a análise de uma história em quadrinhos resultante dessas atividades. Consideramos tal estudo relevante porque permite refletir sobre estratégias linguístico-textuais-discursivas requeridas no momento da produção de textos, além de possibilitar a ampliação de conhecimentos acerca dos gêneros envolvidos.

Biografía del autor/a

Mauri Célio Alves de SANTANA, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas/UFAL. É graduado em Letras Português e suas Literaturas pela Universidade de Pernambuco - UPE (2009), Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade de Artes do Paraná - FAP (2011) e Mestre em Letras pelo Programa de Metrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, campus UPE/GARANHUNS (2020). 

Marcela Regina Vasconcelos da Silva NASCIMENTO, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Núcleo de Estudos de Línguas e Discurso (NELD).

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Adjunta de Língua Portuguesa, no Centro de Artes e Comunicação (CAC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

Publicado

2023-02-03

Número

Sección

Artigos