O DISCURSO DA PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENTRE A TRADIÇÃO E A MUDANÇA
Palabras clave:
Prática de análise linguística, Livros didáticos, Análise dialógica do discurso.Resumen
Este estudo tem como objetivo investigar de que modo a prática de análise linguística é discursivizada nas propostas de atividades sobre conhecimentos linguísticos em livros didáticos de Língua Portuguesa brasileiros direcionados ao Ensino Médio à luz dos escritos de Bakhtin e do Círculo em termos de encaminhamentos para uma análise dialógica do discurso, dos estudos contemporâneos em Linguística Aplicada e da análise dos documentos oficiais de ensino, como os PCN (2000) e o PNLD (2017), em relação ao ensino de língua portuguesa nas escolas de Educação Básica. Para tanto, os dados gerados consociam-se à coleção “Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso”, uma dentre as três mais utilizadas no estado de Santa Catarina (SC), e nos mostraram um embate ideológico-valorativo entre o discurso da tradição e o discurso da mudança por meio do entre-espaço discursivo da gramática tradicional e da prática de análise linguística. Esperamos, com os resultados encontrados, colaborar para as pesquisas em análise do discurso de base dialógica e, também, apresentar novas possibilidades para se trabalhar com a análise linguística em sala de aula de Língua Portuguesa na esfera escolar.Descargas
Publicado
2022-01-24
Número
Sección
Artigos