O DISCURSO DA PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENTRE A TRADIÇÃO E A MUDANÇA

Autores

Palavras-chave:

Prática de análise linguística, Livros didáticos, Análise dialógica do discurso.

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar de que modo a prática de análise linguística é discursivizada nas propostas de atividades sobre conhecimentos linguísticos em livros didáticos de Língua Portuguesa brasileiros direcionados ao Ensino Médio à luz dos escritos de Bakhtin e do Círculo em termos de encaminhamentos para uma análise dialógica do discurso, dos estudos contemporâneos em Linguística Aplicada e da análise dos documentos oficiais de ensino, como os PCN (2000) e o PNLD (2017), em relação ao ensino de língua portuguesa nas escolas de Educação Básica. Para tanto, os dados gerados consociam-se à coleção “Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso”, uma dentre as três mais utilizadas no estado de Santa Catarina (SC), e nos mostraram um embate ideológico-valorativo entre o discurso da tradição e o discurso da mudança por meio do entre-espaço discursivo da gramática tradicional e da prática de análise linguística. Esperamos, com os resultados encontrados, colaborar para as pesquisas em análise do discurso de base dialógica e, também, apresentar novas possibilidades para se trabalhar com a análise linguística em sala de aula de Língua Portuguesa na esfera escolar.

Biografia do Autor

Bárbara RODRIGUES, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano.

Licenciada em Letras Português e Literaturas Vernáculas pela UFSC.

Mestra em Linguística, na área de Linguística Aplicada, pela UFSC.

Doutoranda em Linguística, na área de Linguística Aplicada, pela  UFSC. 

Rodrigo ACOSTA PEREIRA, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduado em Português e Inglês e respectivas Literaturas pela UFSM.

Mestre em Lingüística, na área de Linguística Aplicada, pela UFSC.

Doutor em Linguística, na área de Linguística Aplicada, pela UFSC.


Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela PUCSP.


Professor de Lingüística Aplicada da UFSC.
Membro do NELA - Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada e do Grupo de Estudos da Área Discursiva da UFSC / Brasil e do Grupo de Pesquisa Práticas discursivas na contemporaneidade da UFRN / Brasil. Membro do GT - Gêneros Textuais / Discursivos da ANPOLL.

Downloads

Publicado

2022-01-24

Edição

Seção

Artigos