A MONITORIA DE LÍNGUA ESPANHOLA NA FORMAÇÃO DO TURISMÓLOGO E NA MOTIVAÇÃO DOS MONITORES NA CARREIRA DOCENTE
Palabras clave:
Programa de monitoria. Língua espanhola. Turismo.Resumen
Falar um novo idioma é fator de extrema importância em vários aspectos, quer seja no sentido cultural, social, acadêmico ou laboral. Assim sendo, a língua espanhola tem relevância no cenário brasileiro devido às relações do Brasil com países membros do MERCOSUL e com a Espanha. Diante do exposto, este artigo tem como objetivo principal abordar a importância e a contribuição do Programa de Monitoria para a formação do futuro turismólogo no tocante ao ensino da disciplina de Língua Espanhola Aplicada ao Turismo. Foi utilizado como marco teórico os trabalhos: Brasil (2005), Araújo (2019) e Lima (2019), dentre outros. Para a realização deste estudo documental e de campo, de cunho qualitativo, foi aplicado um questionário aos ex-monitores de espanhol e aos professores efetivos da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Diante do resultado alcançado, verifica-se que o Programa de Monitoria é uma ferramenta essencial de estímulo aos ex-monitores para o estudo da língua espanhola tanto na universidade como fora dela, inclusive para o interesse pela carreira docente. Com esse programa, o aluno pode desenvolver a competência profissional e acadêmica, mais especificamente em relação à docência.