LEITURA DE LENDAS E MITOS GUARAPUAVANOS EM SALA DE AULA: TECENDO FIOS DIALÓGICOS

Autores/as

Palabras clave:

Dialogismo, Leitura, Lendas e mitos.

Resumen

Neste trabalho, analisam-se cenas de interação entre alunos, professora e texto em uma sequência de ensino de  leitura de lendas e mitos guarapuavanos, em um contexto de 7º ano do ensino fundamental. Para tanto, tomam-se como referenciais teóricos os pressupostos do dialogismo, a destacar seus princípios que se sobressaem nas práticas de leitura. Os dados tomados para a análise advêm de uma pesquisa-ação implementada com a turma por 38 aulas. Os resultados indicam que os princípios dialógicos na leitura possibilitaram aos alunos a manifestação de réplicas e valores sociais, a expansão da consciência sócio-ideológica e a ampliação de conhecimentos acerca das lendas e dos mitos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Marina Zvierzikovski MARCHIORO, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Mestre em Letras

Professora da Rede Pública - Educação Básica, do Paraná

Cristiane Malinoski Pianaro ANGELO, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Doutora em Letras

Docente do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNICENTRO

Lidia STUTZ, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Doutora em Letras

Docente do Departamento de Letras  da UNICENTRO

Publicado

2023-02-03

Cómo citar

MARCHIORO, M. Z., ANGELO, C. M. P., & STUTZ, L. (2023). LEITURA DE LENDAS E MITOS GUARAPUAVANOS EM SALA DE AULA: TECENDO FIOS DIALÓGICOS. Caminos En Lingüística Aplicada, 28(1), 49–69. Recuperado a partir de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3433

Número

Sección

Artigos