PROPOSTA DE PROJETO INICIAL DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DOS PRETÉRITOS EM ESPANHOL A FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA
Palabras clave:
Sequência Didática. Língua espanhola. Ensino dos pretéritos.Resumen
O presente trabalho perspectivou o desenvolvimento de uma proposta de projeto inicial de Sequência Didática (SD), nos moldes da Escola de Genebra filiados ao Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), a partir do gênero narrativo biografia (como um objeto unificador), para o ensino dos pretéritos em espanhol, com o propósito de analisar seus usos e valores no contexto de uso. Para tanto, baseamo-nos em fundamentos teóricos da elaboração de SD segundo Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004); Cristóvão (2010) e Barros (2012), para a definição e análise dos usos e valores do PPS, do PPC e do Pretérito Imperfeito do indicativo na língua espanhola, retomamos os estudos de Lyons (1987), Givón (1984), Reichenbach (1947), García Fernández (2004), AUTOR X (2009, 2012), Mounin (1968), Ilari (2001) e Weinrich (1973).