GOD SPELL: DISCURSIVIDADES PRESENTES EM LETRAS DE MÚSICAS EVANGÉLICAS
Resumen
Este artigo objetiva investigar como a discursividade presente em letras de músicas gospéis é (re)produzida a partir de mecanismos responsáveis por criar efeitos de sentidos oriundos não apenas do discurso religioso, mas de outros circulantes na sociedade. Para tal empreendimento, utilizamos o referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso para analisarmos três letras de músicas gospéis, a saber, “Uma canção de amor pra você”, “O tempo” e “Ressuscita-me”. Nelas descrevemos e interpretamos o funcionamento de sentidos circulantes no seio social, considerando as circunstâncias em que emergem. Para tanto, empregamos os conceitos de discurso, de condições de produção, de pré-construídos, de formação discursiva, de interdiscurso/intradiscurso, entre outros, a fim de verificarmos dada rede discursiva, sua abrangência, interligação e, sobretudo, a imbricação dessas formações discursivas que delimitam sentidos religiosos em músicas gospéis.