CADÊ AS MANAS?: (IN)VISIBILIDADE LGBTQIA+ EM WEBNOTÍCIAS DE ESPORTE NO BRASIL
Resumen
Após décadas de lutas por diretos civis, a comunidade LGBTQIA+ tem ganhado mais visibilidade nas diversas esferas sociais, principalmente em espaços onde circulam discursos oficiais (BAKHTIN, 2015[1975]), como nos gêneros discursivos jornalísticos. Nesse sentido, se antes as modalidades e o noticiário esportivo de alto rendimento privilegiavam majoritariamente padrões heteronormativos, atualmente esses espaços têm ganhado a presença de LGBTQIA+. Com base nessa contextualização, questionamos: se as modalidades esportivas de alto rendimento têm tido mais integrantes LGBTQIA+, os noticiários esportivos têm dado visibilidade a esses sujeitos em suas coberturas? Na busca por responder a esse questionamento, esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar se/como discursivamente sujeitos LGBTQIA+ são (in)visibilizados ideológico-axiologicamente em conteúdos semântico-objetais das webnotícias de esporte, no Brasil, no ano de 2021. Ancorada na Análise Dialógica de Discurso (ADD), a pesquisa traz como geração de dados webnotícias publicadas no portal GE.com, entre os meses de fevereiro a novembro de 2021. Como resultados, ressaltamos as seguintes regularidades enunciativo-discursivas do conteúdo semântico-objetal das webnotícias: a) a possível visibilidade aos LGBTQIA+ se dá com destaque no mês de junho/2021, por ser o mês do orgulho LGBTQIA+, quando centralizam-se webnotícias relacionando esses sujeitos e o cenário esportivo; b) o protagonismo discursivo é direcionado aos heterossexuais, principalmente homens; c) a maior parte das webnotícias é relacionada a casos de homofobia; d) as webnotícias contemplam discussões sobre outros sujeitos LGBTQIA+, que não os gays, como as/os transgêneros, a partir de questionamento de vantagens/desvantagens físicas/biológicas, o que tendencia a uma invisibilidade dessas pessoas no esporte de alto rendimento.