UMA ANÁLISE DO INGLÊS COMO UMA LÍNGUA FRANCA EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumen
Este artigo, fruto de uma pesquisa de mestrado, tem por objetivo apresentar uma análise sobre como o inglês como uma língua franca (ILF) é abordado em um livro didático (LD) adotado para o 6º ano do Ensino Fundamental, pela rede de ensino pública do Paraná. Dentre as questões abordadas na dissertação, como as relações interculturais presentes no ILF, este artigo trata especificamente do ILF. Tendo em vista sua difusão global e sua consolidação como uma língua franca, a língua inglesa (LI), a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular, excede as percepções que atrelam o idioma aos países em que é língua materna. Para tal, o artigo pauta-se em autores como: Miranda e Gimenez (2014) e Kumaravadivelu (2006). Assim, a partir de uma análise documental, inserida no paradigma qualitativo, construiu-se um quadro de perguntas que serviram como categorias de análise para nortear a pesquisa no LD. Nesse viés, o principal resultado da pesquisa demonstra que houve um avanço quanto à presença da abordagem do ILF no LD, mas como um conteúdo à parte da temática principal. Percebe-se, então, a dependência da formação e dos conhecimentos por parte do docente e, a necessidade de um avanço quanto às abordagens utilizadas.