FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO:
Uma proposta construída em perspectiva crítico-colaborativa
Resumen
Esta pesquisa está ligada a reflexões desenvolvidas pelo Grupo de Estudos Teorias da Argumentação, acerca da formação de professores com foco no uso da argumentação enquanto objeto e instrumento de aprendizagem, partindo de perspectivas interacionais e discursivas. O objetivo deste artigo é discutir uma proposta de articulação entre o modelo dialogal de argumentação (PLANTIN, 2008a, 2008b), a teoria da argumentação no discurso (AMOSSY, 2018) e o desenvolvimento das capacidades argumentativas (AZEVEDO, 2016, 2019, 2022) em uma perspectiva crítico-colaborativa, tomando-se como contexto de pesquisa um projeto de formação continuada de professores de ensino fundamental II, desenvolvido em uma escola pública da Bahia. Para tanto, baseia-se, também, nos conceitos de argumentação colaborativa (LIBERALI, 2013) e de agência, Colaboração e Contradição (MAGALHÃES E OLIVEIRA, 2016; NININ e MAGALHÃES, 2017). A abordagem metodológica adotada é a Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) (MAGALHÃES, 2011; MAGALHÃES E FIDALGO, 2019). A construção dos corpora se deu a partir do registro da participação dos professores e estudantes, por meio da gravação de vídeos e áudios transcritos. A análise do excerto selecionado para discussão, apontou algumas Contradições relativas à concepção de interação argumentativa que se pretendia adotar na elaboração colaborativa de uma proposta de ensino da argumentação teoricamente fundamentada. Entretanto, também indicou transformações na significação atribuída à importância do desenvolvimento das capacidades argumentativas em contexto escolar.
Palavras-Chave: Formação docente. Argumentação. Colaboração. Capacidades argumentativas.