O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E DO FENÔMENO GRAMATICAL NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA
Resumen
Na perspectiva da Sociolinguística Educacional, compreendemos que as diferentes ações, concepções e práticas pedagógicas dos professores de Língua Portuguesa, subjacentes aos seus conhecimentos sociolinguísticos podem contribuir para um melhor desempenho linguístico dos alunos ou fazê-lo suprimir. Assim, o objetivo deste estudo consiste em analisar, nas práticas pedagógicas de professores do Ensino Médio, o tratamento dado à variação linguística e aos aspectos gramaticais em aulas de Língua Portuguesa de uma escola pública do estado do Piauí. Para tanto, fundamentamo-nos em estudos de autores como: Bortoni-Ricardo (2005, 2017); Bortoni-Ricardo e Rocha (2020); Costa (2000); Faraco (2008); Vieira (2017) e outros. Este trabalho é parte de nossa pesquisa de doutorado, cuja metodologia é de natureza qualitativa, de abordagem etnográfica, fundamentado na Sociolinguística. Dentre outros resultados, percebemos que embora as professoras afirmem que reconhecem a variação como fenômeno inerente à língua, observamos que sua abordagem nas aulas ainda é muito limitada, tratando-se mais especificamente da variação regional e das diferenças entre oralidade e escrita, como fazem os livros didáticos. Não há, por exemplo, uma relação com os temas gramaticais variáveis, o que favorece um ensino centrado na transmissão de regras, de nomenclatura e de conceitos da gramática normativa descontextualizados.
Palavras-Chave: Variação linguística. Gramática. Língua portuguesa; Ensino médio.