Exotopia em ação:
Analisando a negociação de sentidos na produção textual em grupos de aprendizagem cooperativa
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n4.a3743Resumen
Este artigo fundamenta-se nos preceitos da Teoria Dialógica do Discurso (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 1992), e tem como objetivo principal analisar as formas de participação do 'outro', empregando a categoria de exotopia, no processo de negociação de sentidos durante a produção textual em grupos de aprendizagem cooperativa (OVEJERO, 1990; 2018; JOHNSON; JOHNSON, 1999a). Sob a perspectiva da exotopia, apenas o 'outro', situado fora do eu, é capaz de fornecer uma representação completa de mim. Este estudo examina as relações exotópicas manifestadas em um gênero discursivo proveniente do processo de produção textual cooperativa: os comentários de revisão. Utilizamos o método da cartografia, fundamentado principalmente na filosofia de Deleuze e Guattari (1995), o qual tem sido consistentemente aplicado em pesquisas empíricas focadas no estudo da subjetividade (ESCÓSSIA; KASTRUP; PASSOS, 2009; KIRST et al., 2003). De acordo com seu delineamento, este estudo adotou o método de pesquisa-intervenção. Observou-se que a atividade de produção textual cooperativa amplifica a exotopia, facilitando um espectro mais amplo de perspectivas originárias de um posicionamento externo.
Palavras-Chave: Produção textual; Exotopia; Aprendizagem cooperativa; Cartografia; Pesquisa-intervenção.