Exotopia em ação:

Analisando a negociação de sentidos na produção textual em grupos de aprendizagem cooperativa

Autores

  • Raimundo Nonato MOURA FURTADO Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n4.a3743

Resumo

Este artigo fundamenta-se nos preceitos da Teoria Dialógica do Discurso (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 1992), e tem como objetivo principal analisar as formas de participação do 'outro', empregando a categoria de exotopia, no processo de negociação de sentidos durante a produção textual em grupos de aprendizagem cooperativa (OVEJERO, 1990; 2018; JOHNSON; JOHNSON, 1999a). Sob a perspectiva da exotopia, apenas o 'outro', situado fora do eu, é capaz de fornecer uma representação completa de mim. Este estudo examina as relações exotópicas manifestadas em um gênero discursivo proveniente do processo de produção textual cooperativa: os comentários de revisão. Utilizamos o método da cartografia, fundamentado principalmente na filosofia de Deleuze e Guattari (1995), o qual tem sido consistentemente aplicado em pesquisas empíricas focadas no estudo da subjetividade (ESCÓSSIA; KASTRUP; PASSOS, 2009; KIRST et al., 2003). De acordo com seu delineamento, este estudo adotou o método de pesquisa-intervenção. Observou-se que a atividade de produção textual cooperativa amplifica a exotopia, facilitando um espectro mais amplo de perspectivas originárias de um posicionamento externo.

 

Palavras-Chave: Produção textual; Exotopia; Aprendizagem cooperativa; Cartografia; Pesquisa-intervenção.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato MOURA FURTADO, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor da Casa de Cultura Portuguesa da UFC. Doutor em Linguística Aplicada pela UECE, Mestre em Linguística pela UFC, graduado em Letras (Português-Espanhol) pela UFC e em Pedagogia pela UVA. Realizou intercâmbio (doutorado sanduíche) na Universidade de Valladolid, na Espanha. Atuou como professor visitante do Departamento de Língua Portuguesa na Universidade Nankai, China. Atual diretor brasileiro do Instituto Confúcio e Coordenador geral do Programa Idiomas sem Fronteiras, ambos na UFC. Também coordena o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros (NUEPPE), nessa mesma universidade. Atua na área de Linguística Aplicada, desenvolvendo e orientando projetos área de Política Linguística e Português como Língua Adicional (PLA) com ênfase na produção escrita, elaboração de materiais didáticos para o ensino de línguas e aquisição e aprendizagem de línguas adicionais. 

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Publicado

2024-10-13